Seguidores

quinta-feira, 11 de março de 2010

Auto-estima


A personalidade humana é composta por uma série de elementos com finalidades diversas e conjuntas.
A auto-estima é o reflexo da alma integralizada e constituída. Isso quer dizer que  uma pessoa só consegue se entender e se reconhecer como indivíduo -e só consegue ter auto-estima- por que sabe que existe e que tem condições de se distinguir dos outros.
Você, por exemplo, não pode pensar que é um ser humano por que foi feito assim, tão somente. Você tem uma constituição celular, mas também tem uma constituição mental que lhe dá a idéia de ser alguém singular no universo, uma criatura que consegue vislumbrar ser um no meio da multidão.
Bom, essa condição de nos auto-reconhecermos como indivíduos denomina-se personalidade, quer dizer que temos uma personalidade. Manter essa personalidade vívida e estabilizada é um grande problema, pois ela está sempre sujeita a variações e influências externas. Assim, é preciso saber identificar qual ou quais são as coisas que mantém em dia e organizada a nossa personalidade.
A auto-estima está intimamente ligada à condição da personalidade. Se a personalidade sofre abalos a auto-estima responde do mesmo modo e vice-versa.

De modo impressionante, aquilo que é mais combatido como vício ou até mesmo como pecado por religiões e por uma dezena de outros seguimentos sociais é que são os grandes mantenedores do estado e da firmeza da personalidade humana. São eles: a vaidade e o orgulho.
Qualquer coisa que possa ferir teu orgulho ou depreciar tua vaidade atinge diretamente tua personalidade e consequentemente tua auto-estima. Claro que não estou sugerindo que alguém possa se transformar num poço de vaidades ou de orgulhos, até por que posso afirmar, com toda a certeza, que quanto mais orgulhoso ou vaidoso é o indivíduo mais fraco de personalidade ele é. Justamente isso é o que protege a personalidade contra os funestos e distintos ataques a que ela fica exposta todos os dias.
Não deve haver auto-estima elevada quando a pessoa não tem orgulho de si mesma e não tem vaidade o suficiente para gostar de si mesma.
O orgulho, por si só, demonstra a capacidade de ação do indivíduo solitário. A vaidade exprime a condição desse indivíduo se achar útil e capaz. Então, se tratarmos de querer melhorar a auto-estima, temos que ter em mente que isso não é possível se estivermos por perto de alguém ou coisa que tenha o prazer de nos botar para baixo.
No entanto, quanto mais passa o tempo e quanto mais nutrimos nossa mente com conhecimentos, menos precisamos nos ocupar com as aflorações da vaidade e do orgulho, pois eles estabilizarão nos níveis ideais, porém, nunca deixaremos de senti-los e tê-los.
As depressões são os grandes problemas das quedas da auto-estima. E tudo começa com constrangimentos e questões sentimentais mal resolvidas, sendo que as questões sentimentais podem ser consideradas as piores para a auto-estima( vide também Almas Gêmeas Existem?).
Mantenha em dia a sua auto-estima cuidando de ser vaidoso e orgulhoso o suficiente para reconhecer  a si mesmo como único em todo o universo e o suficiente para não parecer um fracote desmedido e expansivo.
Não entre na onda de se inferiorizar como um covarde, seguindo certos jargões infames que te mandam viver como um ser simplório ou como um número apenas.
Se me pedissem mais alguma sugestão para manter a auto-estima em dia, eu diria o seguinte: tenha mais religiosidade; creia em Deus; tenha sempre uma boa disposição para conquistar novos amigos; não dê ouvidos para quem sabe menos do que você; reconheça que obstáculos te fazem aprender; valoriza a tua família; leia muito; não seja escravo de uma relação; não tripudie e, principalmente, não subestime ninguém. E quando eu falo NINGUÉM, falo em especial de você mesmo.


Marlon Santos
imagens da web
enquete logo abaixo

4 comentários:

  1. Olá Marlon

    Muito interessante este assunto, a baixa auto-estima é companheira de muita gente e prejudica o desempenho profissional e os relacionamentos...
    É redundante te parabenizar por este espaço, mas também é impossível não exaltar tua iniciativa de semear o conhecimento e a coragem de falar de assuntos os quais são, para muitos, tabus.
    Estás cumprindo sua missão.... Grande abraço!!!

    PS: A música nova ficou muito legal, acho que é esse o caminho!!

    ResponderExcluir
  2. Marlon ...
    Como vai amigão?
    Adorei o texto. Com ele, hoje, reguei minha auto-estima. Vou dormir e acordar pensando nisso.
    Adorei os felinos e o espelho.
    Continue ... Estou aguardando o próximo...
    Um grande abraço!
    Sandra.

    ResponderExcluir
  3. Caro Marlon
    Todos os transtornos emocionais têm seus agravantes. A baixa autoestima geralmente é potencilizada pela incomprensão dos que convivem com ela. Falar sobre o assunto também é difícil. Quem sofre deste mal tem uma visão "de baixo para cima" de tudo, ama mais aos outros que a si mesma. E a possibilidade de afastá-los é mais um motivo de insegurança.
    O mais complicado é a superação. É necessário olhar para o espelho e para dentro de si, e descobrir lá no fundo da alma o ser único que habita ali. E o mais importante: convencer-se de suas virtudes, predicados, qualidades, além de cercar-se de pessoas que reconhecem seu valor. E que amem estas pessoas exatamente como elas são.
    "No momento que menos merecemos ser amados é o momento em que mais precisamos.."
    Gracias por atender ao meu pedido.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. O mais importante é cuidar da auto-estima, de como avaliamos nosso modo de ser. É com nós mesmos que teremos de conviver até o fim dos dias. As pessoas são volúveis e hoje valorizam coisas que amanhã serão irrelevantes. A vaidade é muito gratificante, mas é perigosa, uma vez que corresponde a um sopro, a uma bolha de sabão. É prazer momentâneo, ao passo que a auto-estima pode ser duradoura.
    Bjnhossss

    ResponderExcluir