Seguidores

quarta-feira, 17 de março de 2010

A farsa do combate as drogas


Não há motivação nem motivos para que os governos do mundo terminem com as drogas.É que não existe melhor forma de manter as pessoas conformadas do que essa de não lhes tirarem o acesso das fontes de dissuadir. As drogas estão inclusas nessas fontes.
A razão para isso é que, entre tantas outras coisas, ás drogas minimizam os efeitos das ações nefastas dos governantes e seus aliados, sejam quais sejam.
Não estou aqui fazendo discurso de revoltado nem tentando insuflar revolução, estou aqui relatando fatos que presenciei ao vivo na minha trajetória de prefeito de minha cidade natal: Cachoeira do Sul.
Existe um programa do Governo Federal -importado de outras bandas do mundo-, apoiado pelos Governos dos Estados e empurrado goela a baixo nos Governos Municipais. Ele se chama Programa de Redução de Danos. Esse programa visa "reduzir os danos causados pelo uso das drogas", onde um belo dinheiro de impostos é jogado fora sem produzir efeito nenhum, as estatísticas mostram isso. E não venham os utopistas de plantão falar o contrário por que estão muito longe da realidade.
Esse programa beira a loucura. Veja: os prefeitos são obrigados a contratar gente fora de concurso, ganhando um bom salário, para distribuir cachimbos, seringas, agulhas e todo o tipo de artefato que o usuário tem que ter para cheirar ou injetar drogas; alegam ter efeito positivo quando ao menos HIV não transmitem uns aos outros. Bom, não tiro o mérito, mas é absurdo dizerem depois que não sabem quem trafica ou quem distribui ás drogas, pois se o contratado vai lá no meio da baderna distribuir kits e fica por dentro de toda a jogada, não seria difícil, de igual forma, para certos agentes fazer o mesmo (sem contar que eu queria saber de qual fábrica que o governo estadual e federal compram os cachimbos para serem doados, se tem licitação, etc.).
O combate as drogas é tema de debate em todos os partidos políticos e em todos os programas de governo do mundo, o problema é que nós vivemos enquanto políticos num mundo de hábitos distanciados da realidade e, enquanto sociedade civil, num ostracismo resignado.
Muito se bate no peito com discursos valentes, mas todo mundo, em qualquer parte do mundo sabe que a esquerda é direitista e a direita é esquerdista, de modo que toda a panela do poder fica travestida do que quer ser mas não é, e do que não quer ser mas é. Quase incompreensível, mas nem tanto. A verdade é que a maioria (ou todos) querem é ter poder, pra uso pessoal, não mais do que isso.
Nosso mundo e nosso país são uma fábrica de miseráveis e, quando não é isso, desconfigura as pessoas e suas famílias desestruturando-as quando as forçam a compreender coisas impossíveis de ser compreendidas.
Por exemplo: como um assalariado poderá entender que alguém ganha 300.000 dólares só para comer na frente da televisão? Como vai entender que a simples foto de uma bunda pode dar mais dinheiro que toda a sua vida de trabalho suado?
Eu sou muito liberal e partidário de que todos nós temos que ganhar muito dinheiro, só não posso concordar que quem mais trabalha seja o que menos ganha. Friso isso para demonstrar as discrepâncias ridículas a que as pessoas são submetidas. Não pense o pai e a mãe que o filho usa droga por que é desgraçado ou bandido. Não. É por que não consegue compreender certos ditames estúpidos que venham a qualquer ordem. E se tu pensas que não justifica é por que não te da conta que na tua juventude, em algum tempo ali para trás, as formas de enrolação eram outras. As pessoas se conformavam com ditados simplórios, tipo "nada melhor que um dia após o outro" ou "o importante é a saúde, o resto a gente consegue". Agora não é mais assim. As pessoas estão mais exigentes e para baixarem o nível de suas exigências "o comando" deixa cada vez mais aberta a porta do abismo. Veja também O Executivo e o Legislativo no Brasil.
Só três ações podem tirar a droga do seio de uma família: dar conhecimento universal para os filhos; dar religiosidade e religião para eles e fazer com que acreditem muito em si mesmos. Se depender das campanhas de governos isso nunca acontecerá, pois os problemas graves da sociedade, infelizmente, têm que se perpetuar para que possam eternamente ser "solucionados".


Marlon Santos

imagens da web

2 comentários:

  1. A drogadição se constitui em um dos grandes problemas sociais a ser resolvido. O que combater primeiro: A oferta ou a procura? Gostaria muito que continuasses a tratar deste tema de uma forma sensata como sempre o faz. Acredito firmemente que todos nós envolvidos direta ou indiretamente com este terrível mal, devamos buscar uma saída sensata. Parabéns por abordar este tema. Continue....

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente essa é a dura realidade da nossa sociedade. Te parabenizo por tratar desse assunto abertamente e com muita propriedade.
    Parabéns e grande beijo.

    ResponderExcluir