Seguidores

domingo, 7 de março de 2010

A Sensualidade


A sensualidade acompanha a personalidade como a alma acompanha o corpo. Ela não pode ficar sujeita as concepções mundanas da luxúria, pois ela é divina. Não pode ficar num entreposto das funestas vias sacras da vida humana que dizem que o prazer é para um momento e a dor é para a eternidade. A sensualidade é a glória da personificação humana e a consumação exposta e materializada da perfeição da obra de Deus.
O sensual acompanha todas as coisas na terra. Pela sensualidade e pelo furor dela já aconteceram muitas guerras e já aconteceram, também, muitos tratados de paz.
É um tipo de chama que clareia e um fogo que destrói. No entanto ela é única e imutável. É uma disposição da natureza e do universo como um todo.
Ela está no corpo cheio de melindres de um ser humano ou na robustez do corpo de uma estrela lá nos altos.
Ato efêmero pensar que a sensualidade está ligada ao sexo: o sexo se dá por ela, já o ato reprodutivo se dá pelo corpo. Assim como o sol com seu brilho forte afasta de perto de si qualquer claridade pálida de qualquer outro astro, a sensualidade acanha as vontades grotescas do corpo físico, pois ela se liga a alma que é eterna.
Esse nosso jeito rude e pacato, de qualquer jeito provinciano, nos faz confundir período reprodutivo com tempo de sensualidade. Ora, a sensualidade não morre, não é síclica, ela é pra todo o sempre. A condição de reproduzir, por razões bastante óbvias, é que tem limite. Por outro lado, os limites da sensualidade são os confins do firmamento, e se pode convir que nem mesmo lá.
Não há de se pensar que uma correção plástica de um corpo é um ato de abominável para Deus, pois não é. Ao contrário, preservar o corpo em beleza sensual é uma obrigação para com O Senhor dos céus, o inverso disso é que é pecado.
Ditames de crenças já corrompidas tratam do pecado capital da luxúria como que a tratar da sensualidade: é uma generalização barata, motivada pelo fato que falar de sexo e luxúria é fácil mas de sensualidade nem um pouco. Então, apontam para a velhice do corpo e fazem dessa velhice o espantalho para a sensualidade como ente, atirando ela no esquecimento.
Se uma mulher ou um homem com o passar dos tempos veêm suas condições reprodutivas se esvairem não é para se alucinarem, a sensualidade não é uma ilusão. Ocorre que normalmente sepultamos ela na mesma tumba do ciclo de reproduzir. O problema é que ela está viva e não sepultada, está simplesmente sufocada dentro da alma das pessoas que a aniquilam por esta associação burra.
Não será a maquiagem ou a roupa que trarão a sensualidade de volta a flor da pele. Será a tua observação e a tua vontade que reestabelecerão o sensual ao lugar de onde nunca podia ter saído. É a sensualidade que ditará ao teu pensamento a maquiagem e as peças que uasarás, o jeito que andarás, como te comportarás. Não será isso voltar ao primitivismo? Não. A sensualidade é a única coisa inteligente que, desde os tempos e atos imemoriais, acompanha os homens.
A sensualidade não é caminho para se conseguir conquistar alguém, ela vai além disso. A sensualidade é a forma mais correta de buscar e manter a auto estima e talvez, numa prescrição de Narcizo, amar a si próprio, pois ela é a trincheira que assegura a forma mental e a personalidade integralizada. Duvida disso? Queres destruir  ou matar uma pessoa? Não lance mão de clavas ou foices, basta lhe desprestigiar a sensualidade. Queres continuar moribundo em vida? Segue escondendo ou sufocando em ti a revigorante força do sensualismo.



Marlon Santos      
imagens da web

8 comentários:

  1. Olá Marlon!!
    Senti saudades de suas sábias palavras,é sempre muito bom poder ler, e termos novos esclarecimentos,num planeta de grande crecimento e evoluçao que ainda existem pessoas enclausuradas.
    Gostei e serei sua seguidora como meus amigos tambem,farei divulgação de seu blog,que nos esclarece muito.
    Parabéns e um forte abraço.
    lize

    ResponderExcluir
  2. Bah muito legal esse assunto envolto de mistérios e magia mas q está me nossa realidade, seguindo esse assunto explica a tua ligação com a música como o ser humano tem inspiração na ARTE, será q compor, tocar, escrever tem alguma ligação com antepassados, pq existe esse rito qual é o mistério e a chave disso tudo?

    ResponderExcluir
  3. Que bom que temos um espaço para reflexões de assuntos relevantes .
    Sábado estive com o Dr Susan e cada vez mais fico feliz de ter a oportunidade de sentir o seu AMOR por todos que o procuram .

    "O propósito da vida é o amadurecimento da alma "

    Um grande abraço
    Lana

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse BLOG... e cada dia mais um pouquinho!

    Quanto a este artigo, impecável, irretocável!

    E as tuas páginas virtuais passaram a fazer parte do meu dia!
    Leituras obrigatórias aos de bom-senso, boa cabeça e bom coração!

    Marlon, Deus te ilumine e proteja sempre. Abraço no coração!
    Cacá

    ResponderExcluir
  5. Amigo Marlon... que texto maravilhoso!

    Tuas palavras nos abraçam e nos encantam.
    Você escreve sobre coisas que estão no fundo de nossa alma.
    Obrigada por ajudar-me a ir buscá-las.
    Chegou em boa hora!
    Parabéns pela luz divina que recebes...
    Deus está a te abençoar!
    Abraço forte,
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Achei sensacional a tua frase: "Queres continuar moribundo em vida? Segue escondendo ou sufocando em ti a revigorante força do sensualismo"
    A gente vê pessoas assim por toda a parte, condenando a sensualidade como algo pecaminoso e tristemente sufocando e seu sentimento, a beleza e a alegria de viver.

    Um grande abraço,
    Adri

    ResponderExcluir
  7. "A sensualidade é a forma mais correta de buscar e manter a auto estima e talvez, numa prescrição de Narcizo, amar a si próprio, pois ela é a trincheira que assegura a forma mental e a personalidade integralizada." Perfeito!! De certa forma, o AMOR é decorrente da Sensualidade.

    ResponderExcluir
  8. Você nasce do sexo feminino. Mas eis que um dia se descobre mulher. Que sofre, trabalha, ama, ri, cuida e é cuidada, namora, dá o fora, chora arrependida, é feliz. Você tem lança de guerreira, cai e levanta, às vezes demora a se aprumar, outras vezes é erguida pelas mãos de um anjo. Ou do tempo. E lava e passa e costura e cozinha e cria os filhos e foca na carreira e vai ao supermercado e pinta quadros e toma chope e puxa o decote pra baixo e levanta a moral. Exatamente como as suas amigas. Como muitas outras mulheres. Mas em essência, quem você é?
    Que seiva corre nas suas veias? Independente de como os outros enxergam você, como você se vê? Há uma deusa e um significado, um modo de encarar a vida e uma essência nata dentro de cada uma de nós. E é ela que nos move, nos mantêm vivas, nos guia, dita nossas escolhas, nossa maneira de pensar, nossas ações. É ela que define de onde viemos e para onde vamos. E está em nós durante toda a caminhada.
    Descobrir nossa essência é o primeiro passo. Aceitá-la, um ato inteligente. Aprender com ela, sabedoria pura. Aprimorá-la é para poucas.

    Há na sensualidade uma espécie de harmonia e alegria cósmica, sempre em sintonia em tudo que vc faz ela esta na simplicidade de encarar a vida...

    ResponderExcluir