Seguidores

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Ciúme


Ciúme, uma das potências oriundas do grande deus Palas da mitologia grega. Essa potência ditava as atividades revoltas e possessivas das pessoas. Era a personificação da posse a qualquer custo.
Assim, define-se o que conhecemos por ciúme. Alguns dizem se tratar de uma disposição natural nas pessoas e, além de ser isso é um pouco mais.
Como a vaidade e o orgulho são componentes da alma e da personalidade humana, o ciúme toma a mesma forma, em razão de que faz parte desse grupo de coisas que distinguem o ser humano como indivíduo: o ser humano que não tem sensação de ser dono é porque não tem saúde mental. Leia também A Auto-estima.
O Ciúme é advindo do apego e do gosto, portanto não é preciso estar envolto e mergulhado em amor para ter ciúme. A simples posse desencadeia a química de tal sentimento.
Quando se trata de relação homem-mulher não é diferente. O Ciúme é cego e não enxerga o ser humano como ser humano: é um objeto. A pessoa enciumada vê a outra como propriedade sua, como um objeto de seu uso. O detalhe é que o ciúme, assim como o amor, é muito egoísta e escolhe até para quem quer perder, se perder. Por isso muita gente já matou e mata por ciúme, pois entre ver um rival de corpo e alma de posse daquilo que entende ser sua propriedade, prefere eleger a morte como saída, pois parece ser mais fácil digerir a derrota sua consoante com a do outro (na morte ambos perdem), do que perder para o rival, incrivelmente.
Qualquer pessoa normal sente ciúme, o que não é normal é não sentir ele. No entanto, o ciúme deve estar condicionado a normalidade, dentro de um padrão razoável e suportável para todos os lados. O ciúme doentio vira possessão, e esta, por sua vez, deságua em uma série de desastres de consequências inimagináveis.
Qualquer amigo pode sentir ciúme. Qualquer relação que seja pode gerar ciúme. O ciúme também pode se dar pela inveja, só que daí ele é mais social e revanchista. Esse tipo de ciúme é pérfido e chega a banalizar negócios, amizades, empresas, impérios, dinastias, governos, etc.
O ciúme pode tornar a pessoa avarenta e insuportável. Já vi uma pessoa perder uma fazenda de 600 hectares para recuperar um anel de quinze anos. E lá se vai. Os exemplos dão conta que por ciúme descontrolado muita gente fez guerras e perdeu a vida.
O objetivo deste texto não é acabar com o ciúme do leitor, mas dar de enxergar algumas das mazelas que se ligam a ele, para que, conhecendo-as, acalmem seus sentidos. Veja A Avareza.
Só a razão é capaz de controlar o ciúme e afastar de perto todo aquele que se dispõe a usar a fraqueza dos outros para se beneficiar com as 'ciumeiras'. Cuide-se para que não tenha ciúme demais para não parecer doente, nem ciúme de menos para não parecer complacente.
Se o ciúme for incontrolável, aí você poderá fazer algum tratamento medicamentoso, mas faça, pois o ciúme pode desencadear transtornos compulsivos e esses transtornos podem te fazer um ser solitário e antisocial. Aliás, o pior dano que o ciúme pode causar para a pessoa é o isolamento. Então cuidado, controle-se, é possível.


Marlon Santos

3 comentários:

  1. Aliás, toda relação de ciúme, ao contrário da inveja que é entre duas pessoas e um objeto, envolve três partes. Duas que disputam a terceira, a fonte de gratificação, o nirvana. Mas esta batalha só existe se assim for, a três. Quando um desiste e segue seu rumo o ciúme não pode ser projetado, portanto volta-se contra si, devora e mata se não for resolvido. Por ser fantasia de insegurança colocada no outro não permite réplica ou qualquer discussão. Ele existe apenas quando não questionado, não discutido e principalmente não explicado. Por isso a agressividade verbal, os gritos, as tapas e a linguagem chula, descabida. O ciúme é regressão, é incapacidade de lidar com a realidade, é o medo de solidão. Mas, quem é cem por cento seguros? Um pouco de ciúme dão certo charme as relações afetivas. O excesso as mata.

    ResponderExcluir
  2. Exato! O ciúme em exagero é doentio. Mas em pequena dose, é saudavel e faz bem!

    ResponderExcluir
  3. Penso que, o ciúmes é um sentimento de posse sobre algo ou alguma coisa nao possuída.
    Na paixao, nao adianta, o ciúmes impera.
    No amor verdadeiro, o ciúmes é inexistente.O que realmente importa é a felicidade do outro.
    Enevitável mesmo, é nao se ter ciúmes!Pois, quando algo ou alguém agrada os nossos olhos ou o nosso coracao. Queremos mesmo, é estar''pertinho'', tocar, acariciar, sentir...
    A formacao da nossa personalidade é capaz de dosar qualquer tipo de sentimento em nossas vidas.
    " Entao cuidado,controle-se, é possível"(MASR)
    Infelismente, vamos aprender a ter auto-controle através do sofrimento!

    ResponderExcluir