Seguidores

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Como se dá a notícia da 'morte' para alguém?


Em verdade, o corpo humano e o espírito humano já vem aqui para este mundo com condutos mentais específicos para essas problemáticas. Quando uma pessoa desencarna (morre) todo mundo fica aflito, ninguém sabe ao certo como dar a notícia para as pessoas que são próximas do falecido.
Não é preciso muita cerimônia para a notícia ser dada: o conjunto, corpo/espírito já está preparado naturalmente para a notícia desgraçada. O próprio desmaio que a maioria das pessoas sofrem ao receberem a notícia trágica é de propósito. É um tipo de dispositivo que o cérebro usa para manter sua estrutura em dia e preservar, igualmente, as estruturas de outros tecidos corporais, sem falar das disposições da memória e das questões relacionadas ao sistema voluntário. Tudo isso para que a química gerada e descarregada no organismo com a notícia não interfira na vitalidade do conjunto.
Se é verdade que alguém possa desencarnar por ouvir uma notícia de morte, é mais verdade ainda que uma coisa é ficar abatido pela tal morte e outra, então, é morrer pela notícia: mais certo que ninguém morra por saber que alguém morreu, mas porque não suportará a falta desse alguém, sim.
Outra grande e absurda situação, que eu já vi acontecer várias vezes, ocorre quando as pessoas não dão a notícia da morte para as pessoas de mais idade, com medo que as mesmas venham a sofrer. Isso é muito prejudicial. Pois quando a pessoa desencarna e descobre que foi ludibriada, normalmente fica furiosa e entristecida, de modo que vira um grande obsessor, ás vezes.
Nunca seja bruto para dar uma notícia de morte, mas seja firme e não faça grandes voltas; demonstre afeto e pesar; abrace e de compreensão; não tenta justificar a morte com palavras insuficientes, pois a pessoa não está ali, naquela dor toda, para ouvir coisas medíocres e desconectas: ela precisa de ombro e amizade; calor humano e humanidade.

MarlonSantos

2 comentários:

  1. Muito interessante o texto.
    No momento de desencarne deve haver um acolhimento para os familiares, dessa maneira que vc colocou. Tive essa experiência no desencarne de pessoas próximas e queridas. Acredito que tínhamos uma espiritualidade um tanto evoluida para "aceitar" a separação.

    Um beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  2. Olá!gostei muito de tudo que escreveste,e me fez lembrar quando perdi meus queridos pais e realmente nessa hora nao se quer ouvir muita coisa e sim somente um abraço e um ombro para nos dar força.
    Tambe lembro tudo muito bem dias antes do desencarne,da força que me deste,só de ligar e dizer estou sempre ai contigo,sabe que quando chegou a hora eu ,me senti tao forte e sentia a presença e carinho das pessoas que acompanharam tudo.
    Jamais se esquece o carinho e apoioque se recebe,enfim o estar perto e o ombro ,ja nos diz tudo em silencio..sem precisar falar nada.
    Abraçao meu amigo Marlon.

    ResponderExcluir