Seguidores

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Depressão




A principal causa de depressão nas pessoas do mundo inteiro, em mais de noventa por cento dos casos, está ligada a sentimentos, coisas do coração, coisas do amor e do amar.
Amores não correspondidos, com frequência, desabrocham em depressões violentas e profundas. É claro que alguém, nesse momento, pode pensar que nem tudo que é depressão é advindo dessas questões, mas o maior problema ainda é o diagnóstico da depressão, pois muitas vezes ela é confundida com aborrecimento e tristeza.
Muitas pessoas, por razões variadas, que pode ser e se dar por questões de excesso de trabalho ou responsabilidade, podem ter grande grau de estresse, mas não depressão. A depressão, que surge em decorrência de um vazio na alma amante, de um coração há anos amargurado, de sentimentos grosseiramente fustigados e usurpados, essa, motiva os absurdos feitos por quem é seu portador.



A depressão encontra no próprio ser humano a impossibilidade da cura. Se de um lado tem um médico que trata materialmente o problema sem considerar os desdobramentos de uma paixão perdida, não correspondida ou não conseguida, por outro tem um paciente que não se dá conta da mesma questão, ou nem se quer admite que possa ser isso, por medo de se sentir frágil ou fragilizado.



A a alma humana é composta, é feita, para desfrutar de momentos de uma unidade dual e se faz mister a correspondência afetiva de uma outra alma para atribuir sentimentos de desejos, caso contrário estará fadada ao desespero e ao destempero.



Um romance, qualquer que seja, é motivador do alívio do mal e, esse mesmo romance, paradoxalmente, poderá a vir a ser o tal mal, se ele não atender a demanda mínima de satisfação da alma naturalmente acometida pela carência e pela nessecidade de ter alguém, ao menos um pouco. Por isso é que sempre se verá um pessoa participando de uma relação dramática e que, aos olhos dos outros, é algo ruim e pernicioso, no entanto, para as pessoas envolvidas é o remédio que dissipa as moléstias do coração.



Poucas são as outras causas de uma depressão, algumas mortes, alguns acidentes, questões pós-parto, algumas amputações, pois de resto é o coração o grande motivador de depressões que podem levar aos mais variados desatinos e as mais variadas loucuras, para todos os lados.



Posso afirmar que o contrário da paixão é a depressão, uma vez que basta um breve e pequeno recado do amor para acalmar e acabar com a angústia e o sofrimento causado pela ausência desse por longos anos.



Assunto de difícil 'explicar' e aludir , porque choca a sensibilidade das pessoas, porque faz as pessoas verem que não são de ferro, porque faz elas sentirem que seus dissabores amorosos podem se transformar em amargores disfarçados de ações drásticas e brutas que, na verdade, nada mais são do que uma alma tentando se reconstruir das cinzas.



Salvo a ignorância de algumas atitudes, a maior parte da constituição de uma perssonalidade truculenta é só o avesso de uma alma ferida, mas boa, sensível e querida, em essência.






Marlon Santos

2 comentários:

  1. Mais uma vez, obrigada, Marlon, pelo modo carinhoso com que repartes tua sabedoria conosco.
    Elieti

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo! Na correria do nosso dia-a-dia, existe a possibilidade do stress que é diferente da depressão. Porém, o ser humano nem sempre consegue ver isso como normal. As doenças tem grande início diante desta realidade. Um simples contratempo no trânsito, ou algo que não sai como foi planejado, pode fazer a diferança...

    Sugestão de tema:
    *Espiritualidade no cotidiano.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir