Seguidores

sábado, 2 de outubro de 2010

O Carma Social



O Carma social está integralmente ligado ao carma pessoal da cada indivíduos da sociedade. O que as pessoas aqui nesse planeta não se dão conta e todos os livros espíritas e religiosos apontam que a terra é um planeta de expiação em fase de passar para um planeta de evolução, ou seja, quando se fala de carma, se fala do retorno do ser em função do seu passado.

Assim, como algumas pessoas cogitam, o que teria que ser o carma se a pessoa viesse para cá com uma só passagem? Seria o chamado 'olho por olho, dente por dente', ou uma injustiça Divina, nua e crua. No entanto, assim não é, justamente porque as passagens por aqui são várias e os resgates são intensos e necessários. As passagens se repetem em razão de que a terra é um Planeta intermediário, não é um planeta de origem, aliás, nenhum terráqueo é originalmente terráqueo. Aí que entra a questão cármica na Terra, o motivo pelo qual se vem para cá em sucessivas reencarnações.

Desse modo, o Carma Social não se distância das realidades do carma pessoal de cada um, e quer dizer que na trama das disposições e posições sociais de cada um em sociedade tem um propósito cármico. Esse propósito se identifica nas conjunturas estabelecidas, onde é provável que o chefe de hoje tenha sido o subalterno de ontem e vice-versa.

Já vi casos de embusteiros de outrora, que se deliciavam com estultícies financeiras mundanas, hoje estarem percorrendo caminhos desérticos da Somália e África do Sul, medingando víveres e fazendo negócios moucos e tolos. Isso tudo se deve ao fato de que é necessário resgatar problemas com a impressão de atividades distintas para tornar a mente sadia e depurada das nódoas dos instintos grosseiros e das atividades levianas do passado.

Assassinos de guerra com seus respectivos combatidos a tira-colo nos desertos do mundo, com fome e sede, um como mãe, outro como filho...

Colegas de trabalho se debruçam em cima de atividades e problemas em comum da profissão para se verem livres de querelas de existências passadas, onde por pirraças e brigas se desalinharam de forma trágica e violenta.

Dada a dica, serve dizer das vantagens da tolerância, da compreensão, da resignação e da paciência nas atividades sociais como forma de resgatar débitos sem anular os planos Divinos reencarnatórios.


Marlon Santos

2 comentários:

  1. Se cada um de nós tem um processo evolutivo a percorrer, existe também o que se chama de carma coletivo. Existem situações em grupos a serem vividas que são como uma aula para muitos alunos. A mesma matéria, o mesmo conteúdo, e cada um com sua individualidade, tirarão da experiência aquilo que precisa para seu crescimento particular. Não existe acaso. Tudo o que passamos faz parte de um Grande Projeto Universal que somente podemos enxergar com as lentes da humildade. O Brasil tem, portanto, seu papel a cumprir e o povo que nele habita é a causa e o efeito desses acontecimentos. Bjokassssss

    ResponderExcluir