Seguidores

domingo, 10 de abril de 2011

Espíritos que batem (tiptologia)


Eis o que é Tiptologia Linguagem dos sinais por meio de pancadas, modo de comunicação dos Espíritos. Tiptologia alfabética. (batidas na madeira, na parede ou em qualquer outro lugar, seguindo um código telegráfico ou convencionado na ocasião, pelas quais o Espírito estabelece conversação com as pessoas)


ESTE É O FENÔMENO DE BATIDAS OU GOLPES QUE ESPÍRITOS DÃO PARA RESPONDEREM A PERGUNTAS OU PARA SE MANIFESTAREM NAS PESSOAS AS QUAIS ESTES ESPÍRITOS TEM INTERESSES. O CASO MAIS FAMOSO NOS CÍRCULOS ESPÍRITAS OCORREU EM 31 DE MARÇO DE 1848 AO REDOR DAS ONZE E MEIA DA NOITE, OS GOLPES, VERDADEIRAMENTE ESTREMECEDORES, MANIFESTARAM-SE COM UMA INTENSIDADE DESCONHECIDA. VIBRAÇÕES VIOLENTAS, QUASE ESTRONDOSAS, PROLONGARAM-SE ATÉ AS PRIMEIRAS HORAS DA MADRUGADA, INTERCALANDO-SE COM SONS DE CURTA DURAÇÃO QUE PARECIAM "golpes dados com o nó dos dedos sobre alguma tábua" . CONFORME MANIFESTARAM-SE AS IRMÃS FOX COM GRAFISMO PRÓPRIO DO MEIO RURAL EM QUE VIVIAM. ASSIM SURGIU A PRIMEIRA MÉDIUM ESPÍRITA QUE REGISTRA A HISTÓRIA. DESAFIANDO AQUELAS FORÇAS TENEBROSAS, CAPAZES DE PROVOCAR TÃO ATERRORIZANTE REPIQUE, ELA ESTALOU OS DEDOS E COM A VOZ TRÊMULA EXCLAMOU:


- “ mesmo que seja o próprio Diabo, repita o que eu faço.”


DAQUELE DIA EM DIANTE SURGIA UM NOVO CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO DOS HUMANOS COM OS SERES DO MUNDO INVISÍVEL. ASSIM NASCEU O ESPIRITISMO


'Não tardou que a tiptologia se aperfeiçoasse e enriquecesse com um meio de comunicação mais completo, o da tiptologia alfabética, que consiste em serem as letras do alfabeto indicadas por pancadas. Podem obter-se então palavras, frases e até discursos inteiros. De acordo com o método adotado, a_mesa dará tantas pancadas quantas forem necessárias para indicar cada letra, isto é, uma pancada para o a, duas pancadas para o b, e assim por diante. Enquanto isto, uma pessoa irá escrevendo as letras, à medida que forem sendo designadas. O Espírito faz sentir que terminou, usando de um sinal que se haja convencionado.


Como se vê, este modo de operar é muito lento e consome longo tempo para as comunicações de certa extensão. Entretanto, pessoas há que têm tido a paciência de se utilizarem dele, para obter ditados de muitas páginas. Porém, a prática levou à descoberta de abreviaturas, que permitiram trabalhar-se com maior rapidez. A de uso mais frequente consiste em colocar o experimentador, diante de si, um alfabeto e a série dos algarismos indicadores das unidades. Estando o médium à mesa, uma outra pessoa percorre sucessivamente as letras do alfabeto, se se trata de obter uma palavra, ou a série dos algarismos, se de um número. Apontada a letra que serve, a mesa, por si mesma, bate uma pancada e escreve-se a letra. Recomeça-se a operação para obter-se a segunda, depois a terceira letra e assim sucessivamente. Se tiver havido engano em alguma letra, o Espírito previne, fazendo a mesa dar repetidas pancadas, ou produzir um movimento especial, e recomeça-se. Com o hábito, chega-se a andar bem depressa. Mas, adivinhando o fim de uma palavra começada e com a qual se pode atinar pelo sentido da frase, é como, sobretudo, se consegue abreviar de muito a comunicação. Em havendo incerteza, pergunta-se ao Espírito se foi esta ou aquela palavra a que ele quis empregar e o Espírito responde sim, ou não."


Recomendo muita cautela aos iniciantes dessa atividade para que não provoquem forças espirituais que ainda não dominem pelo conhecimento. É sempre bom, portanto, fazer tudo com singular firmeza de espírito, desapegados e sem interesses mundanos, pois ao quererem usar o método para adivinhações e sortilégios acabarão atraindo para perto de si e de seus lares espíritos levianos e raivosos.


Marlon Santos

Um comentário:

  1. muy buena descripción, gracias por la información si sabes más cosas sobre el tema me sería de mucho interés.

    Att: JOAN P.
    parcerojoan@hotmail.com

    ResponderExcluir