Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Psicologia e a Espiritualidade


A TVP(Terapia de Vidas Passadas) é matéria de crescimento inegável no mundo da ciência da Psicologia. Várias informações circulam na Internet e nos noticiários sobre o tema, mas o mais importante e oportuno lhes trago para apreciação, como uma espécie de elucidação importante para aqueles que querem conhecer mais profundamente os assuntos espirituais e com bases mais sólidas.


Da Enciclopédia Virtual aos mais variados blogs do mundo, o assunto versa quase sempre na mesma seara: "Ensina a Doutrina Espírita que o esquecimento do passado é necessário para que o espírito em sua atual existência não seja sobrecarregado com as lembranças e emoções de outras vidas.


Existe uma passagem do Livro dos Espíritos que alguns defendem autorizar o resgate das memórias de encarnações passadas:


“Ao entrar na vida corporal, o Espírito perde, momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as ocultasse; entretanto, às vezes, tem uma vaga consciência disso e elas podem até mesmo lhe ser reveladas em algumas circunstâncias. Mas é apenas pela vontade dos Espíritos Superiores que o fazem espontaneamente, com um objetivo útil e nunca para satisfazer uma curiosidade vã.“


Vemos nessa passagem do “Livro dos Espíritos” que é possível lembrar de existências anteriores, quando há um motivo útil e quando os espíritos superiores aprovam.


Uma coisa que alguns estudiosos espíritas costumam dizer sobre a TVP é que ela não é uma brincadeira, mas uma técnica séria e que deve, portanto, ser procurada apenas quando necessária. Em outras palavras, não se deve encarar a regressão como uma chance de descobrir uma vida passada ilustre ou por mera curiosidade.


Apesar de os pacientes realmente acreditarem ter lembrado vidas passadas, o mais provável é que estas sejam memórias falsas.


Um dos casos mais notórios da terapia foi o de uma mulher americana que lembrava ter sido Bridey Murphy, e cantava canções irlandesas antigas; quando o caso foi investigado, foi demonstrado que ela lembrava não de uma vida passada, mas da sua infância. O livro The Search for Bridey Murphy detalha esta história.


Terapeutas e escritores sobre o assunto partem da premissa da existência da alma e da reencarnação e que as experiências das vidas passadas podem afetar a vida presente. A teoria de base no qual se assenta a TVP é ancorada na "hipótese do corpo objetivo", onde a consciência se manifesta através de múltiplos veículos, sendo que o corpo físico é somente um deles e que outros sobrevivem à morte e pre-existem ao nascimento. Este segundo corpo já vem sendo estudando há milênios e é conhecido como corpo astral, astralsoma, perispírito, modelo organizador biológico ou simplesmente psicossoma ou corpo psi. Embora sem provas que possam ancorar suas alegações, cientistas ortodoxos afirmam que isto é altamente improvável e que estas memórias são falsas e são puramente resultado da imaginação do paciente. Se as memórias são mesmo verdadeiras ou não, a regressão parece ajudar a vida pessoal de algumas pessoas e seu relacionamento com outros. Por isso é que pesquisadores sérios como o Dr. Ian Stevenson e sua equipe na Escola de Medicina da Universidade da Vírginia, E.U.A., tratam a questão de lembranças sobre vidas passadas de forma científica."


E assim vai se fundamentando as grandes e sábias afirmações do Espiritismo.


Marlon Santos

3 comentários:

  1. A TERAPIA DE VIDAS PASSADAS COMPROVA UM FATO REAL E INCONTESTE A REENCARNAÇÃO, ESTA VERDADE ESTÁ INVADINDO OS CONSULTORIOS MÉDICOS E TODAS RELIGIÕES SERÃO ESPIRITUALISTAS, NÃO ESPIRITAS MAS ESPIRITUALISTAS, ACREDITARÃO PORQUE NÃO HAVERÁ OUTRA SAÍDA, BEM AVENTURDOS OS QUE ACREDITAM SEM VER.

    MUITA PAZ.
    VISITE-NOS
    WWW.CASAESPIRITADRP.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. Olá Marlon, uma mulher em um programa de TV, comentou que nesse período da quaresma, é permitido que todos espíritos que estão no umbral estejam livres para ficarem entre nós aqui na terra. É verdade? Abraços, Cristiano.

    ResponderExcluir
  3. Marlon, não querendo abusar, os desastres coletivos (com avião etc...) são espíritos que pediram para passar por aquele momento... essa semana no RJ um cara atirou em várias crianças, esse caso se enquadra em mortes coletivas que foram programadas para aqueles espíritos?? Abraços, Cristiano.

    ResponderExcluir