Seguidores

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Espiritismo e as Religiões



O Espiritismo é o estudo específico da vida e das nuances da vida no plano espiritual, relacionando-se, ainda, de modo bem dirigido as atividades dos espíritos onde quer que eles andem e atuem. Sobre maneira, é preciso salientar que qualquer religião que se fundamente na fé em Deus deve, logicamente, pregar a vida eterna e testificar ela, na crença e na convicção, pois ao contrário estará fadada ao fracasso.



Se pode perceber hoje em dia, nos velórios, nos cultos, nas missas e nas bênçãos coletivas, uma alusão clara, por parte dos religiosos, das questões relacionadas a vida espiritual. Foi-se o tempo em que um pastor ou um padre tentavam fazer seus fiéis acreditar que a morte física é o fim da alma. Agora, as teses se baseiam em sermões de esperança e afirmações objetivas de vida do espírito e reencontro familiar no pós morte.



Esse fenômeno está acontecendo em razão de que a antiga fé cega e desesperançosa já não está se sustentando. A ciência vem demonstrando, aos poucos, que a vida não é obra do acaso e que, quanticamente ou atomicamente, os padrões de vidas existentes, ou outros que estão sendo descobertos, têm muito mais que uma elaboração simplista proveniente do nada e por nada.


Assim se posiciona o Espiritismo: ampliando as fronteiras da crença racional e da fé raciocinada; o Espiritismo que tem características religiosas e que não exclui nenhuma religião; que suporta a ignorância do cético e tolera a estupidez dos críticos irracionais.



Chegará o momento em que as escritas Espíritas codificadas por Kardec estarão inseridas nos ditames e posições sacramentais de todas as religiões, afinal, qual o crente não quer saber o que se passa na vida do além túmulo?


Marlon Santos

Um comentário:

  1. Querido amigo!
    Muito interessante esse texto. Respeito todas as religiões e acredito mesmo que toda a pessoa que segue uma religião pode viver melhor no relacionamento com seus irmãos. Quanto mais conheço e estudo o espiritismo, melhor me sinto, porque vejo que é possível uma evolução e um entendimento melhor de tudo que nos acontece no dia-a-dia.
    Abraços...

    ResponderExcluir