Seguidores

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Secção Áurea






Na teoria, a proporção ou secção áurea é a redução final do pensamento proporcional da chamada singularidade causal. Como exemplo, nossa experiência de mundo se deve a que nossos órgãos da percepção são sensíveis às variações nos modelos de frequência de ondas que rodeiam e impregnam nosso campo de consciência. Se distinguimos uma vasilha vermelha de uma camisa azul é apenas porque nossos nervos óticos enviam ao cérebro um modelo de ondas correspondente ao modelo de frequências que emanam da vasilha e da camisa. O próprio perceptor é, portanto, o vínculo indispensável para o registro destas variações dos modelos exteriores de frequência ao interpretá-los e distingui-los como objetos tais como uma vasilha e uma camisa.
O estudo da secção áurea é parte importante dos estudos espirituais, pois é por esse estudo que se chega a conclusão que a unidade é indivisível e, além do mais, nos faz reconhecer que existe uma fonte exterior de experiência ao reconhecermos, também, que tudo está num contínuo fluxo de relações com nossas faculdades internas de percepção e cognição, e é esta relação, e não o objeto exterior em si, o que estamos experimentando. O mundo objetivo é, por isso, interdependente em relação a totalidade da condição física, mental e psicológica do indivíduo que o percebe e, por conseguinte, se verá alterado pelas mudanças na sua condição interna. É possível tornar-se consciente de que extraímos o objeto externo da totalidade de nosso espaço interior, fundindo assim a contemplação de si mesmo e do mundo.


Matematicamente, a proporção ou secção áurea pode ser considerada uma razão constante derivada de uma relação geométrica que, da mesma forma que o ''py'' ou ''pi'' e noutras constantes deste tipo, é irracional em termos numéricos.



Em outro sentido, a secção áurea pode ser considerada supra-racional ou transcendental, pois na verdade, o produto primeiro da unidade é a única dualidade criativa possível no interior da unidade. Poderia se dizer que é a relação mais íntima que pode ter a existência proporcional - o Universo- com a unidade, a divisão primeira ou primária do uno. Por esse motivo, desde a antiguidade se chama de secção áurea a divisão que se dá por perfeita, e os cristãos relacionam este símbolo proporcional com o filho de Deus.


a+b a+b= 1+a a+b=1







Marlon Santos

Um comentário:

  1. Obrigado por visitar o Blog Diniz K-9. Parabéns pelo Blog. Vou acompanhar suas postagens.
    http://dinizk9.blogspot.com/

    ResponderExcluir