Seguidores

quarta-feira, 14 de março de 2012

Percepção Extra-sensorial na Guerra


Na década de 60, quando o serviço de inteligência americano descobriu que os soviéticos estavam gastando milhões de dólares em pesquisa, instalou-se enorme preocupação, pois era de conhecimento que eles não despendiam dinheiro em programas não produtivos.

Ao verificar que a URSS investia em alguma forma de influência a distância (posteriormente chamada de visão remota – termo cunhando por Harold E. Puthoff e Russell Targ), a inteligência dos EUA percebeu que a segurança nacional estava potencialmente em risco, já que não existia nenhum programa de pesquisa correspondente efetuado pelo governo americano, principalmente ao constatar-se que a “Ameaça Vermelha” deixou tal pesquisa a cargo do serviço de segurança. Como resultado disso, a despeito de toda rejeição da comunidade científica americana para assuntos dessa natureza, os EUA, inicialmente através da CIA, começaram a financiar e acelerar a busca por resultados militares para o uso de psi. Os investimentos iniciais foram direcionados ao Stanford Research Institute – SRI – (Menlo Park, California), que já desenvolvia anualmente pesquisas financiadas pelo governo. Os agentes da CIA então se aproximaram de Puthoff, físico e ex-oficial da inteligência naval, que já havia trabalhado para a Agência Nacional de Segurança (NSA). O interesse por Puthoff decorreu de algo que ele publicara sobre o psíquico Ingo Swann.

Em 2001, Rick Bremseth, comandante da armada estadunidense por quase 30 anos, publicou um trabalho como parte dos requisitos para a Marine Corps War College, Marine Corps University e Marine Corps Combat Development, que minuciosamente abordou diversos materiais classificados pelo governo americano como sigilosos, além de entrevistar alguns dos sujeitos diretamente envolvidos. Em tal monografia, observa-se que o governo dos EUA não só replicou a evidência de fenômenos psíquicos anômalos, mas também executou com êxito incursões militares com o apoio de psíquicos.

O teste inicial

Utilizando-se da visão remota (clarividência) dos psíquicos Ingo Swann e Pat Price, a CIA desenvolveu um método, denominado Scanate, baseado nas coordenadas geográficas, que serviriam como alvo para os agentes psi. Foi assim que, dadas as coordenadas para uma casa de montanha, localizada em West Virginia, de propriedade de um funcionário dessa agência, os psíquicos descreveram uma Instalação da National Security Agency NSA, próxima dali (segundo eles era bem mais interessante). Swann e Price não só deram detalhes bem convincentes sobre como era essa Instalação, mas também explicitaram os propósitos dela, e “penetraram” num aposento protegido, obtendo o nome código da Instalação e de vários outros programas, que eram extremamente delicados.

O alvo soviético

Em 1974, a CIA forneceu as coordenadas de uma Instalação de pesquisa não-identificada, localizada em Semipalatinsk, URSS. O lugar era destinado a equipamentos nucleares. Price acuradamente descreveu a Instalação e o trabalho que lá estava em execução. Ele rascunhou uma grande estrutura, como um guindaste, que literalmente girava os topos das construções em volta delas. Price ainda detalhou um trabalho que estava sendo realizado dentro de um dos prédios, uma experiência em soldar pesado metal para a construção de uma esfera de 60 pés. De acordo com o físico Russell Targ, que se somando a Puthoff desenvolvia as pesquisas em psi no Stanford Research Institute - SRI, somente após três anos que se constatou a precisão dos esboços de Price, quando esta atividade de construir a esfera foi descrita na Aviation Week megazine, em 2 de maio de 1977. Targ ainda observou que, durante os experimentos, Price foi colocado numa sala eletronicamente protegida, dentro de um prédio de Radio Física no SRI, situado a dez mil milhas de Semipalatinsk .

Sai a CIA entram a força aérea e a DIA…

Após os resultados em West Virginia e Semipalatinsk, um físico e contract monitor da CIA para as pesquisas no SRI, A. Kress, escreveu uma sinopse nomeada Parapsychology in Intelligence: a Personal Review & Conclusions, cuja classificação atribuída foi nada menos que sigilosa. Nesse artigo, o autor concluiu que as pesquisas e experimentos demonstraram habilidades paranormais, mas que os pesquisadores não conseguiram explicar, de modo suficiente, ou alcançar a reprodutibilidade (aqui considerada para resultados imediatos, não preocupados com a ciência básica e os processos envolvidos).

Em 1975, temendo escândalos, principalmente após as críticas do senador Proxmire, que duramente atacava os gastos com o dinheiro público em programas que ele achava sem sentido, no que incluiu a pesquisa psíquica, a CIA deixou de investir na visão remota. Todavia, longe de o interesse governamental cessar, a força aérea dos Estados Unidos, junto com a Defense Intelligence Agency (DIA), tomaram as rédeas, sendo instituído, dentro do U.S. Army Intelligence Support Command (INSCOM), um programa (denominado Gondola Wish) cuja meta era determinar a vulnerabilidade militar dos EUA à visão remota. A fase inicial (de treinamento) foi logo interrompida em razão de uma crise no Irã, quando dezenas de americanos foram tomados como reféns em 1978/79. Alterado o nome código do programa para Grill Flame, o grupo de observadores remotos teve a missão de tentar localizar os aprisionados no Irã, num universo de quatrocentos americanos que se encontravam naquele país. Segundo um dos oficiais recrutados para o super secreto programa conhecido como Stargate Project, Joseph McMoneagle, o Grill Flame não apenas identificou onde estavam sessenta e quatro americanos presos no Irã, mas ainda outros três, que por suas missões de natureza delicada, encontravam-se isolados do corpo principal de reféns. McMoneagle conclui ainda que não fosse a intervenção do Grill Flame, o governo dos EUA acabaria por ser forçado a negociar com os iranianos, o que resultaria na tortura e morte dos aprisionados.

O resgate

McMoneagle informa que, durante todo o conflito no Irã, o Grill Flame executou cerca de seiscentas tarefas determinadas pelo Conselho de Segurança Nacional - NSC. Os membros do Grill Flame recebiam, semanalmente, tarefas de visão remota da NSA, CIA, DIA, Serviço Secreto, FBI e de outras agências e organizações federais. Finalmente, os observadores remotos identificaram uma rota de resgate subterrânea, identificável apenas por velhos mapas Persas ou Romanos da rede de esgoto de Tehran.

O esboço consistia num objeto em forma de grade em diagonal, com quadrados azul e laranja, também diagonais, cobertos por um objeto de forma oval. O que, a princípio, não fazia sentido, felizmente - disse McMoneagle - foi seguido por alguém. Assim, cerca de meia milha da Embaixada americana em Tehran, havia uma área mercantil coberta por uma proteção com quadrados oblíquos azul e laranja, mascarando um objeto em forma de paralelogramo que provou ser um buraco tampado. Pois bem, esse buraco conduzia-se a linhas telefônicas subterrâneas que, desapontadamente, permaneciam em perpendicular à Embaixada. Porém, mapas arquivados do local revelaram que ali se encontrava um antigo sistema de esgotos de período pré-persa ou pré-romano, desconhecido até mesmo dos Iranianos, que se estendia abaixo do sistema de linhas telefônicas. O sistema de esgotos percorria sob a Embaixada dos EUA, com saída para uma de suas garagens, o que proveu uma real tentativa de resgate.

Os erros dos observadores remotos

Desafortunadamente, a psi é um tanto esquiva, de maneira que não se pode esperar resultados completamente precisos, embora possam ser, com justiça, suficientes para se afirmar que o fenômeno vai muito além de uma mera adivinhação ou palpite sortudo. Desse modo, é de se esperar erros. Contudo, alguns resultados considerados equivocados poderiam ser falsos-erros, pelos seguintes motivos:

1º- existe a possibilidade de um fato observado remotamente não ser contemporâneo ao relato (uma espécie de clarividência retro ou precognitiva). Pat Price, abastecido apenas com algumas coordenadas, descreveu acuradamente a área de San Francisco Bay, embora “visse” dois tanques d’água que ali não estavam, detalhe considerado impreciso. Anos depois, uma velha fotografia demonstrou que no mesmo local havia dois tanques d’água, exatamente onde Price os indicou;

2º- alguns resultados podem ser considerados falhos, porque não foram razoavelmente investigados. No caso da crise no Irã, não fosse a tentativa de alguém meramente testar a informação descrita pelos observadores remotos, o esboço desenhado por um deles seria computado como insucesso.

Um comentário:

  1. Boa Noite amigo
    Obrigado por atender meu pedido, minha tia Loreci Flores tem 56 anos e nasceu no dia 05 de outubro de 1955, estamos desesperados ela sempre foi saudável essa doença apareceu derrepente pra nós foi um susto, gostaria de pedir sua ajuda pra interceder por ela junto ao nosso PAI.... Obrigado aguardo resposta. sarabairros2@hotmail.com
    Abraços fique com DEUS .

    ResponderExcluir